Com o aumento de casos de gripe no início de 2022, o CURA, centro de diagnóstico do CURA grupo na cidade de São Paulo, realizou uma ação social junto a três ONGs da capital. Através de seu projeto social “CURA para todos” foram doadas 1,5 mil doses de imunizantes contra o vírus Influenza, causador da doença, para atender pessoas em estado de vulnerabilidade social. A iniciativa é de extrema importância nesse momento em que a saúde pública segue atravessando um período crítico, também com o avanço da COVID-19 e de outras doenças respiratórias.

A vacina quadrivalente protege contra 4 cepas, contendo uma cepa da influenza a H1N1, uma cepa da influenza a H3N2 e duas cepas da influenza B (Brisbane e Phuket) com a composição da vacina sendo ajustada anualmente, para proteção contra as variações do vírus em circulação. A mesma, conta com um componente a mais em relação às vacinas dos postos de saúde, por isso pessoas que já haviam sido vacinadas puderam receber esta nova aplicação. O CURA possui um centro de imunização, localizado na Unidade Jardins, com selo de certificação ABCVAC (Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas), ampliando ainda mais a qualidade das atividades desenvolvidas, para você e sua família se sentirem seguros e protegidos.

Essa é a segunda ação do “CURA para todos” para ampliar a cobertura vacinal contra a doença, que pode ter complicações e até causar mortes. Em agosto de 2021, já haviam sido imunizadas 500 pessoas de diferentes regiões.

A nova campanha teve início em janeiro de 2022, com a aplicação de 500 doses, em Itaquera, Zona Leste, em parceria com a ONG ACEMI. Em seguida, imunizou mais de 500 pessoas, nos dias 18 e 19 de janeiro, na comunidade Vila Ede, Zona Norte de São Paulo, em iniciativa conjunta à ONG Olhar de Bia. Nos dias 20 e 21 de janeiro, foi a vez da comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, juntamente com Fundação Favor de Deus, que desenvolve um trabalho social na região há quatro anos. Também foram disponibilizadas 500 doses. 

O disparo da volta de casos de COVID-19 e diversos registros da nova variante de H3N2 gera um cuidado redobrado. O acesso à saúde pública no Brasil ainda é dificultoso para muitas pessoas, por isso, transportar a proteção para todos é um passo importante para manter a saúde horizontal. Além de uma maior inclusão a pessoas com problemas de locomoção ou desinformação, tornando todo o processo mais ágil. O envolvimento em projetos como este demonstra o cuidado e olhar humano alinhado à nossa cultura. Proteção e saúde em dia são fundamentais para a chegada de dias melhores. 

“Vacinar pessoas dos grupos de risco e em estado de vulnerabilidade social é bem importante, pois, embora possam acessar qualquer unidade de saúde pública, eles não costumam recorrer aos serviços de vacinação por diversos motivos. Enxergamos levar a vacina até elas como parte da nossa missão de promover medicina diagnóstica com olhar humano”, ressalta Charlles Heldan, diretor médico responsável pelo Centro de Vacinação do CURA. 

Confira o vídeo da ação clicando na imagem abaixo: