Ter uma agenda de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) bem estabelecida tornou-se essencial para estratégias de negócios. Atuar nessas esferas pode já não ser mais um diferencial. Por outro lado, não se engajar é um motivo de preocupação. 

No CURA grupo, desde o início de 2021, esta agenda está sendo construída mais sistematicamente, a partir de uma demanda  da Vinci Partners, que se tornou acionista majoritário do Cura em meados de 2018 e deu início ao processo de expansão e aquisição de clínicas formando o CURA Grupo. No entanto, os investimentos em ações sociais, de governança e ambientais já ocorriam antes isoladamente em cada clínica, sendo inclusive um ponto de atenção no momento das aquisições. 

Hoje, além do relatório anual da VINCI e de um comitê que conta com a presença de várias empresas investidas, iniciativas específicas do CURA grupo envolvendo as suas dez marcas já vêm sendo realizadas. A organização também faz parte de um novo recém-criado comitê da Abramed, cujo objetivo é discutir melhores práticas sobre ESG.

Em seu pilar de governança, acaba de ser lançado o Programa de Compliance, que unifica as iniciativas individuais, regimentos internos e códigos de condutas, que até por conta do cenário de fusões e aquisições eram isoladas anteriormente. Como parte do Programa de Compliance, foi criado o Comitê de Ética, que envolve não só os executivos como também pessoas de fora da companhia, e que ajuda a direcionar as decisões, definir políticas, bem como prioridades. 

Além disso, também foi lançado o Canal de Ética para denúncias e para relatos de ocorrência que descumpram as políticas e diretrizes do Cura grupo. Esse Canal,  gerenciado pelo Contato Seguro, uma empresa terceira e imparcial, atende tanto aos colaboradores, como aos stakeholders. Essas iniciativas além de trazer segurança para os funcionários demonstrando que a empresa dispõe de políticas adequadas, processos e procedimentos estabelecidos, também agregam valor ao CURA grupo para eventuais investimentos. 

Além disso, desde novembro de 2019, o CURA grupo desenvolve um programa de adequação em proteção de dados. A iniciativa envolve inúmeros profissionais e áreas da empresa, direta e indiretamente, na construção de procedimentos, políticas e práticas que aprimoraram o seu compromisso  com as pessoas, sempre dentro dos mais elevados padrões de compliance com a LGPD. Nessa linha, foi criado o Comitê de Proteção de Dados, composto por colaboradores de diversas áreas, justamente visando cumprir os direitos dos titulares de dados e o tratamento multidisciplinar do assunto. Esse projeto está em constante evolução e o CURA grupo está sempre buscando atualizar os procedimentos e práticas.

Já no aspecto Social, a empresa tem uma parceria com o Instituto Órizon para ações de Venture Philanthropy. O apoio contempla aporte financeiro concedido à OSCs (Organizações da Sociedade Civil) comprometidas em ajudar crianças e jovens em desvantagem social a atingir seu potencial através da educação. Iniciativas herdadas das clínicas, como, por exemplo “CURA para Todos” e “Lab Imagem para todos” também ajudam a levar acesso à saúde, medicina diagnóstica e vacinas às comunidades mais carentes. Outro aspecto a ser destacado é a valorização da liderança feminina, atualmente 63% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres no CURA grupo. 

Nos aspectos ambientais, área inclusive em que as iniciativas antecedem a consolidação da agenda de ESG, as ações envolvem reciclagem de pilhas e outros materiais; cuidados com o meio ambiente – CURA São Paulo, adotou uma praça perto a sua unidade -; e investimentos em tecnologias que contribuem para tornar os processos mais sustentáveis e para consolidar uma saúde paperless. 

Campanha de Vacinação contra Influenza, em out/21, onde foram doadas + de 1000 vacinas para comunidades carentes de São Paulo.